Encerrando 2025 e novidades do Gabsverso para 2026! ✨

Olá, leitores!

Por aqui, o ano de 2025 foi intenso em todos os sentidos possíveis. Fui para a Bienal do Livro no Rio de Janeiro e trabalhei durante vários dias do evento em uma ação realizada pelo TikTok; lancei o Notas Transversas, um clube focado na leitura de obras escritas por pessoas trans; consegui o meu emprego dos sonhos; e mesmo que eu não tenha lançado projetos inéditos, consegui escrever bastante!

Então a primeira publicação nesse blog de autora — muito chique, né? ✨ — não poderia deixar de ser um update geral sobre minha escrita em 2025 e o que pretendo publicar no próximo ano.

Vamos lá?

O Cair da Última Asa

Em outubro, O Cair da Última Asa completou o seu primeiro ano desde o lançamento lá em 2024. Acho que realmente não conseguiria deixar esse momento passar sem uma celebração, então trabalhei em uma nova versão da história e lancei uma campanha no Catarse para viabilizar sua publicação no formato físico, em uma edição que conta com cenas inéditas, capítulo extra, ilustrações internas por Victor Maristane e nova revisão por Dayhara Martins.

A campanha está financiada e já passou dos 120% da meta estabelecida, mas ainda está em andamento — até as 23h59 do dia 02/01 — e você consegue apoiar para garantir seu exemplar físico e todas as outras recompensas exclusivas!

Diários de escrita

Sendo uma pessoa que documenta a própria vida no canal do Youtube, eu realmente tentei registrar alguns momentos do processo de escrita da minha primeira história no formato romance.

Eu falhei! Foi um ano corrido e estive muito ocupada com o trabalho, afinal a escrita não é o meu trabalho principal. Mas consegui registrar um pouco da reta final de escrita e isso me deixou feliz. Prometo que, em 2026, me esforçarei um pouco mais para que esses registros sejam feitos por aqui (em texto) ou no canal (em vídeo).

Projetos em andamento

Como disse lá em cima, mesmo que projetos inéditos não tenham sido lançados em 2025, esse foi um ano bastante produtivo! Além de trabalhar na nova versão de O Cair da Última Asa, finalizada com aproximadamente 13 mil palavras — o dobro do tamanho da versão anterior —, eu também finalizei o rascunho do meu primeiro romance: O Império de Aço Queimado.

Esse projeto já estava em andamento, mas consegui escrever aproximadamente 60 mil palavras e finalizar um primeiro rascunho. Comentei algumas vezes sobre as dificuldades que enfrentei para finalizar essa história, mas o que não contei é que escrevi DUAS histórias, simultaneamente. Além do romance, trabalhei em uma novela protagonizada por uma certa personagem para contar acontecimentos importantes que ficam de fora da história principal.

Além de tudo isso, me desafiei a escrever algumas histórias curtas para testar gêneros diferentes do que estou acostumada a escrever. Horror, ficção científica e distopia. Talvez essas histórias nunca vejam a luz do sol, mas foi divertido e confesso que fiquei tentada a brincar um pouco mais com esses gêneros! 👀

O que esperar do Gabsverso em 2026?

É aqui que começa o festival de promessas, hein!

Para começar, “Gabsverso” é como carinhosamente chamo tudo o que já escrevi ou irei escrever em algum momento. Não é exatamente um universo, mas abraça todos os universos criados por mim.

Tenho uma meta pessoal de lançar três projetos em 2026. O primeiro semestre do ano será dedicado à revisão de O Império de Aço Queimado e também da novela que escrevi simultaneamente, para que ambos sejam lançados no segundo semestre.

Então teríamos:

  • Julho de 2026: O Império de Aço Queimado, sendo esse o primeiro livro de uma trilogia.
  • Setembro de 2026: ALP (sigla), uma novela 0.5 de O Império de Aço Queimado.
  • Novembro de 2026: MORS (sigla), uma novela sobre os Guardiões e que antecede O Cair da Última Asa.

Essas datas podem sofrer pequenas alterações, mas tudo está se encaminhando para que os projetos sejam finalizados. E então, nos intervalos entre os lançamentos, vou trabalhar na sequência de O Império de Aço Queimado e no planejamento de alguns outros projetos que serão anunciados futuramente.

Conclusão

Enquanto vocês pensavam que eu dedicava toda a minha atenção para a nova versão de O Cair da Última Asa, estava do lado de cá trabalhando em vários projetos diferentes para entregar a vocês em 2026.

No entanto, peço que tenham um pouquinho de paciência. Continuarei trabalhando para entregar o melhor de mim, mas no momento algumas questões precisam ser levadas em consideração, como: sou um autora independente, o meu tempo é dividido em vários trabalhos e obviamente todos esses projetos precisam de investimentos para serem lançados na melhor qualidade possível.

Deixo aqui o mais sincero “Muito obrigada!” para todas as pessoas incríveis que conheci e me acompanharam durante o ano, e torço para que 2026 seja gentil e traga bons resultados a todos nós.

Milhões de beijos,
Gabriele Santuzzo